Maomé

Protestos em Teerão e Cabul contra filme e caricaturas de Maomé

Protestos em Teerão e Cabul contra filme e caricaturas de Maomé

A divulgação de extratos do filme "A inocência dos muçulmanos" e a publicação de caricaturas de Maomé, que ridicularizam o Islão, desencadearam, esta quinta-feira, manifestações no Irão e no Afeganistão.

No Afeganistão, algumas centenas de pessoas manifestaram-se pacificamente contra a realização do filme e a publicação de caricaturas do profeta Maomé pelo jornal satírico francês Charlie Hebdo.

Nos arredores de Cabul, cerca de 300 estudantes gritaram "morte à França, morte aos Estados Unidos".

PUB

Numa zona vizinha próxima, centenas de outros manifestantes gritavam "morte aos Estados Unidos", "longa vida para o Islão, longa vida para o Afeganistão".

No Irão, cerca de 200 manifestantes protestaram sem incidentes à frente da embaixada de França em Teerão contra a publicação de caricaturas do profeta Maomé pelo jornal satírico francês Charlie Hebdo, noticiou a agência noticiosa francesa AFP.

Segundo a mesma fonte, os manifestantes, que gritavam "morte à América", "morte a Israel" e "morte à França", foram mantidos à distância da embaixada por um importante dispositivo policial.

Ao final de duas horas de concentração, os manifestantes foram dispersados sem incidentes a pedido das forças da ordem, depois de terem queimado duas bandeiras, uma norte-americana e israelita. A embaixada estava fechada por precaução.

Esta manifestação não recebeu autorização oficial, segundo as informações transmitidas à embaixada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano.

No entanto, nenhuma manifestação ou concentração pode realizar-se em Teerão sem um acordo no mínimo tácito das autoridades, nomeadamente quando uma missão estrangeira é visada.

A publicação na quarta-feira de caricaturas de Maomé pelo jornal satírico francês Charlie-Hebdo desencadeou novos protestos no mundo muçulmano depois dos provocados pelo caso do filme "A inocência dos muçulmanos", realizado nos Estados Unidos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG