Guerra

Putin diz que "próxima etapa" será cessar-fogo global na Síria

Putin diz que "próxima etapa" será cessar-fogo global na Síria

O presidente russo, Vladimir Putin, disse que, após a evacuação da cidade de Alepo, a "próxima etapa" vai ser um cessar-fogo "em todo o território sírio".

"Nós estamos a conduzir intensas negociações com os representantes da oposição armada, graças à mediação da Turquia", afirmou o Presidente russo, que se encontra de visita ao Japão.

"Conseguimos atingir um acordo, após contactos telefónicos com Erdogan (presidente turco, Recep Tayyip Erdogan) para propor às diferentes partes do conflito um novo local para as negociações de paz e que podem vir a decorrer em Astana, na capital do Cazaquistão", disse Vladimir Putin, aliado do presidente sírio Bashar al-Assad.

As autoridades de Astana já mediaram encontros entre o regime de Damasco e alguns elementos da oposição tolerados pelo regime de Bashar al-Assad.

Esta sexta-feira, o Conselho de Segurança das Nações Unidas deve reunir-se para tentar conseguir a autorização sobre o envio de observadores internacionais para o acompanhamento da evacuação da cidade de Alepo, no norte da Síria.

Entretanto, no terreno, a operação de evacuação de civis e combatentes da oposição em Alepo foi suspensa, disse à agência France Presse uma fonte governamental, acusando os rebeldes de violação do acordo.

PUB

"A operação de evacuação foi suspensa porque as forças da oposição falharam ao não respeitarem as condições do acordo", sobre a retirada, disse a mesma fonte À AFP.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG