Rússia

Putin promulga lei que proíbe negar papel do povo soviético contra Alemanha nazi

Putin promulga lei que proíbe negar papel do povo soviético contra Alemanha nazi

O presidente russo, Vladimir Putin, promulgou esta quinta-feira uma lei que proíbe negar "o papel decisivo do povo soviético" na derrota da Alemanha nazi e a "missão humanitária da União Soviética na libertação de países da Europa".

A nova legislação, publicada no portal oficial do Governo, proíbe também equiparar publicamente os objetivos, decisões e ações do Governo, o comando militar e os soldados soviéticos com os dos representantes da Alemanha nazi e dos países europeus do Eixo.

Putin promulgou ainda uma emenda à lei da luta contra o extremismo que proíbe a exibição pública de imagens e discursos de dirigentes de organizações e movimentos considerados criminosos pelo Tribunal Militar Internacional de Nuremberga.

PUB

A produção ou difusão de materiais extremistas será punida com multas de até 3000 rublos (cerca de 35 euros) ou com até 15 dias de prisão.

O mesmo crime cometido por pessoas jurídicas corresponde a uma multa de entre 100.000 e 1.000.000 de rublos (entre 1150 e 11.500 euros) ou à paralisação da operação por um período de até 90 dias.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG