O Jogo ao Vivo

Ciência

Quatro abelhas encontradas vivas dentro do olho de uma mulher

Quatro abelhas encontradas vivas dentro do olho de uma mulher

Um médico taiwanês encontrou quatro abelhas pequenas a viver dentro do olho esquerdo de uma mulher, de 28 anos, identificada apenas por He.

A mulher estava a arrancar ervas daninhas perto da sepultura dos seus entes queridos e, depois de uma rajada de vento, sentiu algo a entrar para o olho.

Logo nesse momento sentiu desconforto, mas desvalorizou, pensando tratar-se de areias ou pós. Mas, depois de continuar com os olhos inchados, procurou ajuda hospitalar.

Hong Chi Ting, do Hospital Universitário Fooyin, na cidade de Kaohsiung, em Taiwan, disse que ficou "chocado" quando retirou do olho esquerdo os quatro insetos de quatro milímetros.

"Ela não conseguia fechar completamente os olhos. Observei pelo microscópio e vi algo preto que parecia uma perna de inseto," disse o Doutor Hong, oftalmologista do hospital, citado pela BBC. "Peguei na perna, e muito devagar retirei uma, depois vi outra, e outra e outra. Ainda estavam intactas e vivas."

Da espécie Halictidae, conhecidas como "abelhas do suor", estes insetos pousam nas pessoas para absorver o suor e bebem lágrimas por possuírem grandes quantidades de proteína, de acordo com o estudo feito pela "Kansas Entomological Society".

"Essas abelhas normalmente não atacam pessoas mas gostam de beber suor, daí o nome", refere Hong. "Ela estava a usar lentes de contacto e não esfregou os olhos para não partir as lentes. Caso o tivesse feito poderia ter induzido as abelhas a produzir veneno... Podia ter ficado cega."

He já teve alta e espera-se que tenha recuperação completa. Em relação às abelhas, ainda estão vivas e foram enviadas para outra organização para serem estudadas.