Mundo

Quatro mortos confirmados em ataque a autocarro de israelitas na Bulgária

Quatro mortos confirmados em ataque a autocarro de israelitas na Bulgária

Quatro pessoas morreram e pelo menos 27 ficaram feridas numa explosão que atingiu, esta quarta-feira, um autocarro de turistas israelitas no aeroporto de Burgas, uma estância no Mar Negro no leste da Bulgária, anunciou o Ministério do Interior búlgaro.

De acordo com a rádio estatal BNR, a explosão atingiu um autocarro de turistas israelitas, e ficou quase totalmente destruído.

A deflagração, que ainda não foi reivindicada, atingiu dois outros autocarros que se incendiaram, enquanto as autoridades decidiam encerrar o aeroporto.

PUB

De acordo com o hospital e a câmara municipal de Burgas, as vítimas são todas turistas israelitas, na sua maioria jovens, que acabavam de aterrar e estavam a ser transferidos do aeroporto.

De acordo com fontes hospitalares citados pela agência noticiosa AFP, foram hospitalizados 18 turistas israelitas.

Este foi o primeiro atentado anti-israelita na Bulgária. Nos últimos anos, as costas búlgaras do Mar Negro tornaram-se num local de férias privilegiado para os israelitas, numa altura em que os dois países mantêm excelentes relações.

Durante a Segunda Guerra Mundial a Bulgária foi o único país aliado da Alemanha que recusou enviar as suas populações judaicas para os campos nazis, um facto regularmente assinalado durante os contactos bilaterais com Israel.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG