O Jogo ao Vivo

Ciência

Quem quer ir à Lua em 2024? A Nasa vai abrir candidaturas

Quem quer ir à Lua em 2024? A Nasa vai abrir candidaturas

Saiba aqui se preenche todos os requisitos para poder ser um novo astronauta da agência espacial americana. Inscrições decorrem em março.

Desde há 50 anos que o Homem não voltou a pisar a Lua (foi a 20 de julho de 1969), mas essa premissa está prestes a mudar: a Nasa, agência espacial norte-americana, tem marcada uma nova viagem lunar para o ano 2024. Esta poderá ser a primeira oportunidade de sempre de uma mulher pisar a lua.

A agência abriu candidaturas à sociedade civil e está a aceitar pretendentes a novos astronautas para as suas futuras missões. O período de inscrição dos candidatos decorre entre os dias 2 e 31 de março.

Desde a década de 60, a Nasa já selecionou 350 candidatos para treinos de astronauta e conta ainda com 48 dessas pessoas nas suas fileiras.

Nacionalidade importa

Quais são, então, os requisitos para se ser um novo astronauta Nasa e ir à lua daqui a quatro anos? O primeiro é a nacionalidade. Como se trata de uma agência federal dos Estados Unidos, a primeira condição para ingressar neste programa especial da Nasa é ter cidadania americana. A candidatura, no entanto, não exclui outras nações - o recruta pode ter dupla cidadania, desde que uma delas seja, evidentemente, a americana.

PUB

Ultrapassado o primeiro requisito, vêm aí outros. E não são fáceis.

Possuir backgroung científico é outra exigência. É esperado que os novos astronautas tenham um grau de mestrado em ciências ou matemática, mas pode ser também em engenharia, ciências biológicas, ciências físicas ou ainda ciências da computação.

É médico ou piloto? Isso ajuda

Médicos qualificados ou pessoas que concluíram um programa de piloto de testes reconhecido nacionalmente também podem candidatar-se. Mas o grau académico não chega: também são necessários dois anos de experiência profissional relacionada com a formação ou um mínimo de 1000 horas de tempo de voo como piloto principal de um avião a jato.

Depois de preencher uma inscrição on-line, os candidatos que passarem para a próxima etapa, devem superar um exame físico.

Dois anos de treinos intensos

​​​​​​​Para quem for selecionado, tornar-se candidato a astronauta significa mais dois anos de treino e avaliação. Durante esse período, os recrutas vão fazer cursos de sobrevivência militar na água, adquirir habilidades técnicas, aprender a manejar robótica e ainda estudar o idioma russo.

Os candidatos que chumbem neste bloco de treinos que dura dois anos ainda podem ser selecionadas para diferentes funções na Nasa, diz a agência.

É rico? Então pode ir na mesma

Se não é elegível para trabalhar na Nasa e ir à lua, há outras oportunidades de viajar para o espaço.

Se o dinheiro não for um problema, então pode sempre optar pela Virgin Galactic. A empresa do milionário Richard Branson pretende ser a primeira empresa privada a levar turistas ao espaço e a primeira missão está marcada já para este ano. O único óbice é realmente o preço: para uma viagem espacial de 90 minutos, o custo do bilhete é... 250 mil dólares, o que dá cerca de 230 mil euros.

Alunagem de Armstrong vai fazer 51 anos

A única vez que o Homem pisou na Lua foi em 20 de julho de 1969, num voo espacial tripulado a bordo da nave Apollo 11.

Durante 2 horas e 15 minutos, dois homens, primeiro Neil Armstrong e, 20 minutos depois, Buzz Aldrin passearam na superfície lunar. Havia um terceiro homem a bordo da Apollo 11, Michael Collins, mas que não pôde descer até ao solo lunar porque era ele o piloto do módulo de comando da nave.

Passados 50 anos desde essa data, nenhum outro ser humano conseguiu ainda pisar de novo na superfície da lua.

Outras Notícias