O Jogo ao Vivo

Líbia

Rebeldes estão a 30 quilómetros de Sirte, terra natal de Muammar Kadafi

Rebeldes estão a 30 quilómetros de Sirte, terra natal de Muammar Kadafi

As forças rebeldes líbias anunciaram, este domingo, que estão 30 quilómetros a Oeste de Sirte, a terra natal de Muammar Kadafi e bastião do líder líbio fugido, informou um porta-voz do Conselho Nacional de Transição.

Mahmud Shammam afirmou que os rebeldes, pelo lado oriental, estão também a 100 quilómetros de Sirte e que as negociações para a entrega desta cidade costeira têm limites.

"As negociações ainda estão a decorrer (...) gostaríamos de unificar a Líbia muito rapidamente", afirmou, em declarações a France Presse, referindo-se às conversações entre os rebeldes e as tribos locais para a entrega de Sirte sem derramamento de sangue.

"As negociações não vão continuar para sempre", alertou no entanto Mahmud Shammam.

Sirte, a 360 quilómetros a leste da capital, Tripoli, é um dos locais onde os rebeldes pensam que Muammar Kadafi poderá estar escondido, depois de as forças que lutam contra o coronel terem tomado a capital, no início da semana passada.

No sábado, o avanço das forças rebeldes sobre Sirte estava parado, mas hoje, depois de quatro dias de bloqueio por parte das forças favoráveis a Kadafi, os revoltosos tomaram Bin Jawad, 140 quilómetros a leste de Sirte.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG