Mundo

Receita da Coca-Cola está novamente à venda no eBay

Receita da Coca-Cola está novamente à venda no eBay

Cliff Kluge, um negociante de antiguidades americano, pôs à venda no eBay um documento escrito à máquina e datado de 1943, com o que afirma ser a receita e a lista de ingredientes da famosa bebida. A base de licitação é de 5 milhões de dólares mas quem der 15 milhões pode ficar logo com a receita.

Esta não é a primeira vez que alguém garante estar em posse de um dos segredos mais bem guardados do mundo, a receita da Coca-Cola. Em 2011, um animador de rádio garantiu saber a fórmula "secreta" da famosa bebida, no entanto, a empresa acabou por provar que a receita era falsa.

Contudo, e ao contrário do que é habitual, desta vez a Coca-Cola optou por não reagir oficialmente à decisão de Cliff Kluge, que encontrou a receita numa caixa de documentos que comprou num leilão de antiguidades, por 100 dólares, cerca de 77 euros.

Ted Ryan, um perito da marca veio garantir que a fórmula de Kluge era apenas de uma gasosa comum, o que não impediu o americano, residente no estado da Geórgia, de colocar o documento à venda.

O americano até faz questão de assegurar as despesas de envio, desde que a oferta dos interessados seja superior a 5 milhões de dólares. Segundo Kluge, "quem datilografou a carta viu a receita original", embora admita que a autenticação do documento será difícil.

A Coca-Cola insiste em relembrar que a única cópia da fórmula original, elaborada em 1886 pelo Dr. John S. Pemberton, está guardada em segurança num cofre.