Balanço

Recuperada mais de uma tonelada de droga nas praias de França desde outubro

Recuperada mais de uma tonelada de droga nas praias de França desde outubro

As autoridades francesas já recuperaram mais de uma tonelada de drogas variadas, sobretudo cocaína, que desde outubro têm dado à costa nas praias do oeste de França, anunciou esta terça-feira o procurador da cidade de Rennes, Philippe Astruc.

O último balanço registava 760 quilogramas de drogas recuperadas, segundo a mesma fonte.

O aparecimento de embrulhos na costa atlântica francesa é observado "desde meados de outubro, com uma intensificação desde 04 de novembro", afirmou no domingo Philippe Astruc.

Na segunda-feira, um jovem de 17 anos com cinco quilogramas de cocaína em sua posse foi detido pelas autoridades numa praia de Lacanau, interdita ao público após a descoberta de pacotes de droga desde a semana passada na costa litoral de Gironda.

Segundo os polícias, o jovem deslocou-se especialmente desde a cidade de Toulouse, no sudoeste de França, tendo sido detido por "deteção e aquisição de substâncias ilegais".

O procurador de Rennes indicou que "foi estabelecida uma cooperação policial de escala europeia e também com as autoridades norte-americanas", para ajudar na tarefa de determinar a fonte das mercadorias -- se por acidente de transporte ou descarga voluntária.

"Várias hipóteses são possíveis, mas neste momento privilegiamos uma descarga após uma avaria ou uma tempestade", concluiu Philippe ​​​​​​​Astruc.