Líbia

Regime de Kadafi pede suspensão das sanções da ONU

Regime de Kadafi pede suspensão das sanções da ONU

O regime líbio pediu na sexta-feira ao Conselho de Segurança da ONU para suspender as sanções adoptadas contra o líder Muammar Kadhafi, na sequência da repressão contra a oposição líbia.

Numa carta enviada ao Conselho de Segurança, citada pela agência AFP, o regime de Tripoli sublinhou que o uso da força contra os manifestantes foi "mínimo" e que o governo ficou "estupefacto" com as sanções adoptadas na resolução.

O Conselho de Segurança da ONU aprovou há uma semana, por unanimidade, a resolução 1970 que, além de sanções contra Muammar Kadhafi e o seu círculo, pede ao Tribunal Penal Internacional (TPI) que investigue as denúncias de massacres no país.

O regime líbio pede que algumas medidas contra Kadhafi e os seus elementos mais próximos, como a interdição de viajar e o congelamento dos bens, "sejam suspensas até que a verdade seja estabelecida".

A carta, datada de quarta-feira, foi enviada ao Conselho de Segurança por Musa Mohammad Kusa, chefe do Comité popular líbio para as relações exteriores.

É a primeira reacção oficial do regime de Tripoli à resolução do órgão das Nações Unidas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG