Mundo

Regime de Kadafi tentou retirar dinheiro de instituições financeiras no Canadá

Regime de Kadafi tentou retirar dinheiro de instituições financeiras no Canadá

O regime líbio de Muammar Kadafi tentou retirar recentemente dinheiro depositado em instituições financeiras do Canadá, informou hoje fonte partidária, sem adiantar mais detalhes.

O líder parlamentar do Partido Conservador do Canadá, no governo, adiantou que teve "conhecimento de transacções financeiras específicas do regime líbio em instituições financeiras do Canadá" após o início da revolta popular (15 de Fevereiro), algo que foi bloqueado pelo governo de Otava.

"É óbvio que, por razões operacionais, não darei quaisquer detalhes específicos", acrescentou John Baird, que falava em conferência de imprensa, citada pela agência EFE.

Otava anunciou no domingo que vai cumprir as sanções que o Conselho de Segurança da ONU impôs este fim-de-semana contra o regime de Khadafi, incluindo o congelamento de bens e impedimento de deslocações ao estrangeiro, além de um embargo de armas e recurso ao Tribunal Penal Internacional.

John Baird esclareceu que as sanções adicionais decretadas pelo governo do Canadá impedem que empresas nacionais efectuem qualquer tipo de pagamento às autoridades de Tripoli, mas não bloqueiam as actividades económicas destas na Líbia.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG