Covid-19

Reino Unido reúne mais de 400 mil voluntários para apoiar serviços de saúde

Reino Unido reúne mais de 400 mil voluntários para apoiar serviços de saúde

Mais de 400 mil pessoas inscreveram-se como voluntários menos de 24 horas após o apelo feito pelo governo britânico para ajudar o Sistema Nacional de Saúde (NHS) durante a pandemia covid-19.

"Quando lançámos o apelo na noite passada, esperávamos receber 250 mil [candidaturas] em alguns dias. Mas posso dizer que em apenas 24 horas 405 mil pessoas responderam ao apelo", revelou o primeiro-ministro, Boris Johnson, numa conferência de imprensa diária sobre a crise.

Os voluntários vão ter como funções, entre outras, levar medicamentos das farmácias aos pacientes, transportar os pacientes do hospital para casa ou simplesmente fazer telefonemas regulares para verificar e apoiar as pessoas que estão sozinhas em casa.

Cerca de 1,5 milhões de pessoas consideradas vulneráveis por sofrerem de patologias que poderão resultar complicações se contraírem Covid-19, como doenças respiratórias, certos tipos de cancro, transplantes de órgãos ou em tratamentos que afetam o sistema imunitário, foram aconselhadas a ficar dentro de casa durante 12 semanas.

O apelo faz parte de uma mobilização das autoridades britânicas para um aumento do número de casos de pessoas infetadas com Covid-19 nos próximos dias.

Na terça-feira, o ministro da Saúde, Matt Hancock, adiantou que 11.788 antigos funcionários do NHS (serviço nacional de saúde britânico), desde médicos e enfermeiros aposentados ou a exercer atualmente outras funções, juntamente com 24 mil finalistas dos cursos de medicina e enfermagem, também aceitaram o desafio para ajudar na luta ao novo coronavírus SARS-CoV-2.

De acordo com um balanço do Ministério da Saúde divulgado esta quarta-feira à noite, o número de óbitos de pessoas infetadas com Covid-19 subiu para 465, mais 43 do que no dia anterior, devendo o número de casos, que era de 8.077 na terça-feira, ser atualizado mais tarde.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG