Mundo

Secretário-geral da Liga Árabe lidera delegação a Gaza

Secretário-geral da Liga Árabe lidera delegação a Gaza

O secretário-geral da Liga Árabe, Nabil al-Arabi, vai liderar uma delegação ministerial a Gaza em sinal de solidariedade, anunciou a organização em comunicado, após uma reunião de emergência dos ministros dos Negócios Estrangeiros árabes no Cairo.

Arabi precisou à imprensa que a delegação se deslocará no domingo ou na segunda-feira àquele enclave palestiniano, onde o exército israelita lançou na quarta-feira uma ofensiva contra grupos armados.

A delegação vai a Gaza "para expressar solidariedade com os palestinianos", segundo o comunicado da Liga Árabe, citado pela agência France-Presse.

Os ministros árabes criaram igualmente uma comissão para analisar "a utilidade de manter o compromisso árabe de propor a iniciativa de paz árabe como uma opção estratégica", lê-se no documento.

O comunicado insta ainda os países árabes a porem termo a quaisquer iniciativas de normalização de relações com Israel, em conformidade com decisões anteriores da Liga.

De acordo com um diplomata da organização pan-árabe, isto não abrange o Egito e a Jordânia, que assinaram tratados de paz com o Estado hebraico.

Em 2002, alguns países árabes propuseram a Israel o reconhecimento diplomático em troca de uma retirada de todos os territórios ocupados e de um acordo justo sobre a questão dos refugiados palestinianos.