França

Seis pessoas morrem eletrocutadas e esmagadas em acidente ferroviário perto de Paris

Seis pessoas morrem eletrocutadas e esmagadas em acidente ferroviário perto de Paris

Um comboio intercidades que fazia a ligação entre Paris e Limoges, em França, e transportava cerca de 370 passageiros, descarrilou ao passar pela estação de Brétigny-sur-Orge, um subúrbio da capital, esta sexta-feira à tarde. Seis pessoas morreram e oito ficaram feridas gravemente em resultado do acidente.

O presidente francês, François Hollande, confirmou que seis pessoas morreram e já ao início da noite, o primeiro-ministro, Jean-Marc Ayrault, anunciou que o acidente causou ainda 30 feridos, oito dos quais em estado grave.

A edição eletrónica do jornal "LeParisien" noticiou que os passageiros morreram eletrocutados e esmagados.

Hollande, que se deslocou até Bretigny sur Orge enquanto decorriam os trabalhos de resgate, disse à imprensa que um dos feridos graves estava entre a vida e a morte e que no total 190 passageiros, dos 370, tinham sido assistidos nos serviços de saúde.

Já perto das 23 horas, o ministro dos Transportes comunicou que a causa do descarrilamento terá sido motivado por um problema nas agulhas de mudança de linha, a 200 metros da gare.

Em resultado do ocorrido, a estação de Bretigny sur Orge, um importante nó ferroviário de Paris para o sul da França, via Orleans, não vai ter circulação de comboios durante três dias.

Contactado pelo JN, o secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, disse que até às 20.10 horas nada apontava para a existência de portugueses entre as vítimas.

PUB

"O comboio chegou à estação a grande velocidade. Dividiu-se em dois sem um motivo aparente. Uma parte do comboio continuou a circular, enquanto a outra parte colidiu contra o cais", relatou uma fonte policial.

O ambiente na estação foi de pânico, com pessoas a correr para todos os lados, assustadas", explicou o autarca responsável pelo município de Brétigny, Bernard Decaux ao jornal "Le Parisien".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG