Terrorismo

Seis terroristas abatidos na Costa do Marfim

Seis terroristas abatidos na Costa do Marfim

Seis terroristas foram abatidos na Costa do Marfim, na sequência do ataque à estância balnear de Grand-Bassam, perto de Abidjan. No ataque morreram 14 civis e dois militares. O ataque foi reivindicado pela al-Qaeda.

O número de terroristas abatidos em Grand-Bassam foi avançado pelo ministro do interior da Costa do Marfim, Hamed Bakayoko, numa declaração oficial através da RTI, a cadeia de televisão daquele país africano, num primeiro balanço oficial ao ataque terrorista. O anúncio governamental revela que o ataque é bem maior do que tinha sido avançado ao início da tarde, em que se falava apenas em dois atacantes.

O secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, já indicou que havia portugueses na zona do ataque mas que se encontram bem.

Os terroristas avançaram pela praia e, abrindo fogo com espingardas "kalashnikov", atacaram três hotéis, gritando "Allahu Akbar" (Deus é grande").

O ataque já foi reivindicado pela al-Qaeda no Magrebe Islâmico (AQIM), segundo o SITE Intelligence Group, um centro especializado na vigilância de sites islâmicos.

O contexto do ataque é em tudo similar ao atentado, também a tiro, ocorrido na Tunísia no ano passado e que provocou 39 mortos, entre os quais uma portuguesa de 76 anos.

Segundo o "Le Point", dos 16 mortos em Grand-Bassam há 14 civis e quatro são turistas ocidentais, numa zona que é também muito frequentada por franceses, que têm naquele país vários interesses, incluindo instalações militares e policiais. Segundo jornalistas no local, as vítimas foram todas alvejadas na cabeça.

Nas imagens divulgadas do local é visível a presença de elementos policiais franceses, que participaram nas operações de perseguição aos terroristas. Os atacantes fugiram rapidamente da praia, mas foram perseguidos por forças policiais e militares, dois dos quais foram abatidos durante os combates.

O ministério do Interior da Costa do Marfim promete avançar mais informação.

Outras Notícias