França

Mais de 90 detidos em Paris em novo dia de protesto dos "coletes amarelos"

Mais de 90 detidos em Paris em novo dia de protesto dos "coletes amarelos"

Pelo menos 136 pessoas foram interpeladas pela polícia, e 96 detidas, este sábado, em Paris, no quinto sábado consecutivo de protesto dos "coletes amarelos".

Até às 15.30 horas locais (14.30 horas em Portugal continental) tinham sido interpeladas 136 pessoas em Paris e nos arredores da capital francesa, tendo 96 delas ficado sob custódia policial.

Há uma semana, à mesma hora, as forças de segurança tinham detido mais de 500 pessoas por fazerem parte de grupos suscetíveis de protagonizar atos violentos ou por estarem na posse de objetos que poderiam ser utilizados para esse fim.

O comandante da polícia de Paris, Michel Delpuech, explicou na sexta-feira que o dispositivo de segurança deste sábado é "parecido ao da semana passada", quando houve oito mil agentes apoiados por camiões com mangueiras de água a pressão e incluindo blindados das forças armadas para desmontar barricadas.

No passado sábado, as manifestações envolveram cerca de 125 mil pessoas em todo o país e 10 mil na capital.

Este sábado contabilizam-se pelo menos três mil manifestantes.

PUB

Os "coletes amarelos" mantiveram esta nova jornada de luta apesar das medidas anunciadas na passada segunda-feira pelo presidente Emmanuel Macron.

Os Campos Elísios são o epicentro da convocatória parisiense, onde as autoridades mantêm um amplo dispositivo de segurança que inclui registos de quem quer aceder à avenida.

Todas as linhas de metro da zona foram cortadas e as linhas de autocarro desviadas.

Tal como na semana passada, diversos monumentos, museus e mercados parisienses encerrarão as suas portas como medida de segurança, como o Arco de Triunfo, o Panteão, a Sainte-Chapelle e o Museu de Arte Moderno.

Desta vez estarão abertos outros pontos turísticos, como a Torre Eiffel, o Museu do Louvre, a Ópera da Bastilha o Museu do Homem e os grandes armazéns, como os Lafayette e os BHV.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG