Jubileu

Sinn Féin agradece contributo de Isabel II para a paz na Irlanda do Norte

Sinn Féin agradece contributo de Isabel II para a paz na Irlanda do Norte

O partido nacionalista Sinn Féin agradeceu a Isabel II, por ocasião do Jubileu de Platina, o papel que teve no processo de paz na Irlanda do Norte, algo inimaginável durante a maior parte do seu reinado.

Numa carta enviada no mês passado, a vice-presidente do Sinn Féin, Michelle O'Neill, sublinhou "o importante contributo (da rainha) para a paz e a reconciliação", noticiou esta quinta-feira o jornal "Belfast Telegraph".

Os 70 anos de reinado de Isabel II, celebrados no Jubileu de Platina, foram marcados por três décadas de "problemas" na Irlanda do Norte entre republicanos, especialmente católicos, defensores da reunificação desta província britânica com a República da Irlanda, e unionistas, na sua maioria protestantes, apoiantes da manutenção do território sob a coroa britânica.

Este conflito, com a participação do exército britânico, deixou cerca de 3500 mortos até ao Acordo de Sexta-Feira Santa, em 1998.

A carta do Sinn Féin, antiga ala política do paramilitar Exército Republicano Irlandês (IRA, na sigla em inglês), teria sido inimaginável há alguns anos, mas já no ano passado o partido tinha pedido perdão à rainha pelo assassinato de Louis Mountbatten, primo da monarca britânica, num atentado à bomba em 1979.

Em 2011, a rainha tornou-se o primeiro monarca britânico a visitar a Irlanda, uma visita histórica interpretada como um grande gesto para a reconciliação.

Na Escócia, a primeira-ministra pró-independência, Nicola Sturgeon, sublinhou também o "papel fundamental" da rainha na história moderna da nação, apelando aos escoceses para celebrarem os "valores de integridade, sabedoria, justiça e compaixão" da soberana.

PUB

"Este Jubileu de Platina não é apenas sobre uma instituição, mas acima de tudo sobre a vida e o serviço de uma mulher extraordinária",afirmou.

O Jubileu de Platina de Isabel II, que assinala 70 anos de reinado, é marcado por uma série de eventos públicos durante quatro dias, entre esta quinta-feira e domingo, 5 de junho, incluindo dois feriados para permitir um fim de semana prolongado.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG