Tailândia

Soldado que matou 29 pessoas abatido pela Polícia após 17 horas de cerco

Soldado que matou 29 pessoas abatido pela Polícia após 17 horas de cerco

Um soldado tailandês abriu fogo sobre civis e matou 29 pessoas, deixando outras 52 feridas, na cidade de Nakhon Ratchasima, a nordeste de Banguecoque, Tailândia. Foi abatido pela Polícia ao fim de 17 horas de cerco.

Dezenas de clientes aterrorizados foram retirados, no sábado, do popular centro comercial "Terminal 21", no nordeste da Tailândia, onde um atirador se barricou depois de matar 29 pessoas. O suspeito, identificado como Jakrapanth Thomma, 32 anos, começou por abrir fogo com uma metralhadora numa base militar nas imediações da cidade, onde morreram um comandante e pelo menos um soldado. Fugiu depois num veículo militar roubado e, pelo caminho, disparou contra civis, antes de se refugiar no shopping, relata o jornal tailandês "Bangkok Post".

Na madrugada de domingo (fim da tarde em Portugal), uma troca de tiros dentro do centro comercial provocou a morte a um agente da Polícia, numa altura em que as autoridades tinham entrado no edifício. O cerco ao suspeito durou 17 horas e terminou com as forças de segurança a abateram o atirador, já no domingo de manhã (início da madrugada em Portugal).

"Soldado zangado" com disputa sobre casa

Segundo declarações aos jornalistas do primeiro-ministro, Prayut Chan-o-cha, a motivação do atirador teria sido um "problema pessoal" envolvendo uma disputa sobre a venda de uma casa com um familiar do seu comandante, uma das vítimas mortais. De acordo com o ministro da Saúde, Anutin Charnvirakul, disse por seu turno que a Polícia descreveu o homem como um "soldado zangado".

O atacante transmitiu o ataque num vídeo em direto publicado no Facebook, onde postou também uma fotografia na qual surgia a segurar uma arma, legendada pela frase "Tão cansado". A página da rede social foi apagada minutos depois. Um momento em que se ouve o homem a disparar vários tiros foi entretanto divulgado no YouTube.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG