EUA

Soldados dormem armados no chão do Capitólio

Soldados dormem armados no chão do Capitólio

Centenas de militares da Guarda Nacional dos EUA foram fotografados a dormir no chão de pedra do Capitólio, muitos agarrados às suas armas, na manhã desta quarta-feira, dia em que a Câmara dos Representantes vota a instauração do segundo processo de "impeachment" (destituição) a Donald Trump.

Uma semana após o assalto ao Capitólio e uma semana antes da tomada de posse do presidente eleito Joe Biden, as autoridades reforçam a segurança em Washington DC, preparando-se para uma potencial onda de violência nos próximos dias. Foi a primeira vez que os soldados montaram acampamento no Capitólio desde a Guerra Civil.

A Guarda Nacional vai enviar um total de 15 mil soldados para Washington para ajudar a proteger a capital até à tomada de posse de Biden, no dia 20 de janeiro. Pelo menos 6.200 já estão no terreno e 10 mil estarão até ao próximo sábado, de acordo com a imprensa norte-americana.

Os soldados foram autorizados a usar armas para garantir a segurança do complexo de edifícios do Capitólio, anunciou em comunicado, esta quarta-feira, a Guarda Nacional dos EUA. O pedido foi feito pelas autoridades federais e aprovado pelo secretário do Exército, Ryan McCarthy.

Os membros do Congresso mostraram-se preocupados com o seu regresso ao Capitólio, devido às várias ameaças existentes contra eles. O FBI também alertou para potenciais atos violentos em todas as 50 capitais de estado.

A Câmara de Representantes dos EUA iniciou, esta quarta-feira, a discussão e votará de seguida a instauração do processo de destituição ao presidente Donald Trump, acusado de "incitação a insurreição" por ter induzido os seus apoiantes a assaltar o Capitólio.

PUB

O artigo para o novo processo de "impeachment" de Donald Trump - que a ser aprovado, como tudo indica, será o único presidente dos EUA a ser alvo de dois processos de destituição durante o mandato - foi apresentado na Câmara de Representantes, na última segunda-feira.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG