União Europeia

TAAG autorizada a voar para toda a Europa

TAAG autorizada a voar para toda a Europa

A Comissão Europeia autorizou hoje, terça-feira, a companhia aérea angolana TAAG a voltar a voar para todos os destinos da União Europeia "sob determinadas condições estritas e com aeronaves específicas", anunciou o executivo comunitário em Bruxelas.

O único destino europeu autorizado até agora à TAAG era Lisboa, "apenas com certos aparelhos e segundo condições muito estritas".

O Executivo comunitário actualizou hoje a "lista negra" europeia das companhias de transporte aéreo proibidas de voar no espaço dos 27.

As transportadoras angolanas continuam nessa lista, mas as restrições impostas à TAAG "são parcialmente levantadas sob determinadas condições".

"A autoridade de aviação civil de Angola é convidada a intensificar a fiscalização sobre todas as transportadoras e continuar o processo de voltar a certificar as outras transportadoras aéreas angolanas que continuam proibidas de operar na UE", lê-se num comunicado de imprensa distribuído em Bruxelas.

A Comissão Europeia tinha autorizado em Novembro passado a companhia aérea angolana TAAG a aumentar o número de aeronaves utilizadas nas suas operações aéreas com destino a Portugal.

Anteriormente, em Julho do ano passado, tinha decidido levantar a proibição da TAAG em voar no espaço europeu, autorizando a companhia aérea angolana TAAG a retomar os voos para Portugal.

PUB

Em 04 de Julho de 2007, Bruxelas anunciou a inclusão da TAAG na lista negra das empresas interditas de operar na Europa, por motivos de falta de segurança, depois de o Comité de Segurança Aéreo ter aprovado por unanimidade uma decisão nesse sentido.

A "lista negra" da União Europeia inclui cerca de uma centena de companhias aéreas proibidas de voar no espaço europeu por não aplicarem as normas de segurança e constituírem um perigo para os passageiros.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG