O Jogo ao Vivo

Terrorismo

Talibãs lançam ofensiva contra capital provincial no Afeganistão

Talibãs lançam ofensiva contra capital provincial no Afeganistão

O grupo extremista talibã lançou a sua primeira ofensiva contra uma capital provincial no Afeganistão, desde o início da campanha contra as forças afegãs em maio, atacando a capital de Badghis, no noroeste do país.

"O inimigo entrou na cidade, todos os distritos caíram, a luta começou na cidade", declarou aos jornalistas o governador de Badghis, Hessamuddin Shams, através de uma mensagem de texto por telemóvel.

O chefe do conselho provincial de Badghis, Abdul Aziz Bek, confirmou à agência de notícias AFP a entrada dos talibãs e a continuidade dos combates, em mais uma mostra de que os talibãs estão a ganhar terreno no Afeganistão desde o anúncio da retirada militar dos EUA do país.

"Ontem à noite (terça-feira), responsáveis dos serviços de segurança provinciais renderam-se aos talibãs e estes já estavam na cidade esta manhã (hoje)", disse Abdul Aziz Bek.

"Os combates continuam neste exato momento em várias partes da cidade", acrescentou, referindo que "a prisão da cidade foi aberta e cerca de 200 presos fugiram".

Um membro do conselho provincial, Zia Gul Habibi, disse à AFP que os talibãs tomaram o quartel-general da polícia e o quartel-general local dos serviços de informação afegãos (NDS) e que "os responsáveis da província se refugiaram-se num acampamento militar da localidade.

PUB

Este ataque acontece no dia em que o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Mohammad Javad Zarif, abriu em Teerão uma "reunião inter-afegã" entre representantes do governo de Cabul e os talibãs, segundo um pequeno vídeo transmitido pelo Ministério iraniano.

Cerca de dois meses antes do prazo estabelecido para a retirada das forças armadas dos Estados Unidos do Afeganistão, em 11 de setembro, Mohammad Javad Zarif pediu que "o povo afegão e os seus líderes políticos (...) tomem decisões difíceis pelo futuro do seu país", segundo um comunicado oficial.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG