Mais potente

Teste nuclear da Coreia do Norte causou forte tremor de terra

Teste nuclear da Coreia do Norte causou forte tremor de terra

Um tremor de terra de cerca de 5 graus de magnitude foi detetado às 9.30 horas locais (1.30 em Portugal continental), muito perto da base de testes nucleares de Punggye-ri, na Coreia do Norte.

O abalo, registado pelo serviço meteorológico sul-coreano, assim como pelo Centro Sismológico da Europa, Serviço Geológico dos Estados Unidos e agência meteorológica japonesa, ocorreu no local de de quatro ensaios nucleares anteriores do regime.

A Coreia do Norte confirmou, entretanto, ter levado a cabo "com sucesso" um quinto ensaio nuclear, informou a televisão oficial norte-coreana, no dia em que o país celebra o 68.º aniversário da sua fundação.

A confirmação do ensaio nuclear surge depois de Seul ter dito que este foi o teste mais potente alguma vez realizado por Pyongyang.

O anúncio foi apresentado pela locutora Ri Chun-hee, num breve espaço informativo especial emitido pela televisão estatal KCTV por volta das 13:00 locais (04:30 em Lisboa).

O teste confirma que uma ogiva nuclear pode ser instalada em mísseis balísticos, segundo a televisão norte-coreana.

"O nosso (...) partido enviou uma mensagem de felicitações aos nossos cientistas nucleares (...) por terem conseguido levar a cabo um ensaio de explosão de uma ogiva nuclear", disse a locutora.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG