Mundo

Tiririca devolve dinheiro público que gastou em hotel

Tiririca devolve dinheiro público que gastou em hotel

O deputado brasileiro Tiririca devolveu à Câmara dos Deputados dinheiro público utilizado para pagar as suas despesas num hotel de luxo em Fortaleza, Brasil. Segundo a Imprensa local, o ex-palhaço esteve na capital do Ceará para visitar parentes.

O deputado Francisco Everardo Oliveira, conhecido popularmente como Tiririca, assim como outros parlamentares, recebe 27 mil reais (12 mil euros) extra para cobrir despesas "exclusivamente vinculadas ao exercício de actividades parlamentares".

Sem ter como provar que actividade política estava a desempenhar no hotel de luxo, Tiririca retirou as despesas contraídas durante a estadia em Fortaleza da sua prestação de contas, divulgadas ao público no site do deputado. A assessoria de Tiririca recusou-se a comentar o ocorrido.

De acordo com o jornal "Estado de São Paulo", a Imprensa do Ceará afirma que Tiririca esteve em Fortaleza, entre os dias 19 e 21 de Março, exclusivamente para visitar parentes.

Esta não é a primeira vez que Tiririca se envolve em polémicas desde que assumiu um lugar na Câmara dos Deputados. Segundo o "Estado de São Paulo", Francisco Everardo Oliveira utilizou dinheiro da Câmara para empregar humoristas, nomeados "secretários parlamentares", com salários a rondar os 3500 euros.

Como residem em São Paulo, os humoristas não cumprem o expediente diário de funcionários da Câmara dos Deputados, em Brasília, a mais de mil quilómetros de distância.