Em atualização

Pelo menos seis mortos na Turquia no sismo que atingiu também a Grécia

Pelo menos seis mortos na Turquia no sismo que atingiu também a Grécia

Pelo menos seis pessoas morreram e 202 ficaram feridas esta sexta-feira em Izmir, na Turquia, na sequência de um forte terremoto no Mar Egeu, que provocou danos em edifícios naquela país e também na Grécia. Um tsunami de pequena dimensão atingiu a ilha grega de Samos, após o sismo de magnitude 7 registado na região.

A autoridade de gestão de desastres da Turquia disse que seis pessoas morreram na sequência de um terremoto, de magnitude 7, que ocorreu às 14.51 horas locais (12.51 horas em Portugal continental) esta sexta-feira. Um dos mortos afogou-se, disseram as autoridades.

O número de mortos deve aumentar, com o prefeito de Izmir a dizer ao canal de televisão CNN Turk que pelo menos 20 prédios desabaram na cidade, que abriga 4,5 milhões de pessoas. O epicentro do sismo foi a cerca de 17 km da província de Izmir e 12 km a nordeste da ilha grega de Samos, numa profundidade relativamente rasa de cerca de 16 km.

Dezenas de outras pessoas ficaram feridas, havendo ainda a registar danos em prédios e em estradas na ilha grega de Samos.

Um 'tsunami' de pequena dimensão atingiu Samos, após o sismo, que provocou danos em edifícios na Grécia e na Turquia.

PUB

O sismo registado ao largo de Samos, ilha no mar Egeu e perto da cidade turca de Izmir, provocou o derrube de edifícios e inundações no porto, segundo imagens difundidas pela estação de televisão grega Ert.

O terramoto, de magnitude 7 segundo o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico, ocorreu ao largo da ilha grega de Samos, no arquipélago do Dodecaneso, e foi fortemente sentido na Grécia e na Turquia.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos estimou esta sexta-feira a mesma magnitude de 7,0 do sismo.

O abalo foi sentido em Istambul e em Atenas e teve origem no mar Egeu, a sudoeste e Izmir, terceira maior cidade da Turquia e perto da ilha grega de Samos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG