Guerra

Ucrânia entrega documento-chave para se tornar membro da União Europeia

Ucrânia entrega documento-chave para se tornar membro da União Europeia

A Ucrânia espera receber dentro de algumas semanas o estatuto de país candidato à adesão à União Europeia, disse o presidente Volodymyr Zelensky, esta segunda-feira, depois de entregar os documentos ao enviado da UE em Kiev.

Zelensky entregou ao enviado, Matti Maasikas, dois documentos em resposta a um questionário trazido pela chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, durante a sua visita à Ucrânia este mês.

"Acreditamos que receberemos apoio para este trabalho, tornar-nos-emos candidatos à admissão e a próxima etapa final começará", disse Zelensky a Maasikas. "Realmente acreditamos que este procedimento acontecerá nas próximas semanas", continuou, acrescentando que "o nosso povo está mentalmente na Europa há muito tempo".

"Mais um passo no caminho da Ucrânia para a UE", escreveu Maasikas, no Twitter. "É uma honra receber de @ZelenskyyUa as respostas ao questionário @EU_Commission, entregue por @vonderleyen há apenas 10 dias. Tempos extraordinários levam passos extraordinários e velocidade extraordinária."

O chefe de gabinete de Zelensky, Andriy Yermak, disse que a Ucrânia espera receber o estatuto de candidato após uma cimeira de líderes da UE em junho.

A Ucrânia tem tentado entrar na União Europeia desde que as forças russas invadiram o país em 24 de fevereiro. Os líderes da UE manifestaram apoio às ambições da Ucrânia, mas não se comprometeram com nenhum cronograma e expressaram ceticismo sobre a aceleração de um processo que geralmente demora anos.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG