Europol

Uma detenção em Espanha numa operação contra o Estado Islâmico

Uma detenção em Espanha numa operação contra o Estado Islâmico

A justiça belga e a Europol desenvolveram uma operação na quinta-feira para neutralizar contas online da Amaq, organização de propaganda do grupo jiadista Estado Islâmico, e que resultou numa detenção em Espanha.

Segundo um comunicado da Europol, divulgado esta segunda-feira em Haia, a operação decorreu entre os dias 21 e 24, liderada pela justiça belga e envolvendo 12 Estados-membros e nove fornecedores de serviços online.

"No âmbito desta operação, a Guardia Civil efetuou uma detenção em Espanha por suspeita de ser um dos principais disseminadores de propaganda do EI na Internet", segundo o comunicado.

Por seu lado, a justiça belga adiantou ter conseguido "desativar muitas contas e colocar offline uma série de portais na Internet", ressalvando que a Amaq poderá regressar ao ativo, mas só depois de investir muitos recursos.

O ataque foi perpetrado em cooperação com especialistas em contraterrorismo da agência de polícia europeia Europol que identificaram mais de 26 mil conteúdos de propaganda do EI em fornecedores como o Google.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG