Covid-19

Vacina da Moderna é segura e eficaz, dizem os EUA

Vacina da Moderna é segura e eficaz, dizem os EUA

A vacina da Moderna contra a covid-19 é segura e eficaz, considerou esta terça-feira a Agência de Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos numa análise que permite assegurar a autorização de emergência no país antes do final da semana.

A vacina feita pela empresa americana de biotecnologia não apresenta "problemas específicos de segurança" que "impeçam a emissão" de uma autorização para uso de emergência, de acordo com a FDA, cujo comité de especialistas se reunirá esta quinta-feira.

Se for aprovada, a vacina da Moderna vai juntar-se uma semana depois à da Pfizer/BioNTech - que já recebeu sinal verde da FDA na última sexta-feira - para a maior campanha de vacinação da história dos Estados Unidos.

A análise publicada pela FDA detalha que, dos 30 400 participantes nos testes clínicos, 196 contraíram a covid-19 antes de 21 de novembro: 11 entre os que receberam a vacina, e os outros 185, no grupo do placebo.

A eficácia média aumentou para 94,1%. Chegou até a 95,6% para os menores de 65 anos, em comparação a 86,4% para os com idade acima dessa.

Entre os 196 casos da covid-19, 30 eram graves, acrescenta a análise da FDA, e todos estavam no grupo do placebo.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG