Pelo menos três pessoas morreram, esta segunda-feira, na sequência de um descarrilamento de um comboio numa zona rural do Missouri, nos EUA, confirmaram as autoridades norte-americanas.
O comboio, que transportava 243 pessoas e 12 tripulantes viajava de Los Angels para Chicago, descarrilou após colidir após colidir com um camião que bloqueava uma travessia pública, segundo a empresa estatal federal de transporte ferroviário de passageiros dos EUA, Amtrak.
Os três mortos são dois passageiros e o condutor do camião, disse o porta-voz da Patrulha Rodoviária Estadual do Missouri (MSHP, na sigla em inglês), Justin Dunn. Não ficou imediatamente claro quantas pessoas ficaram feridas, disse a MSHP, mas os hospitais informaram ter recebido mais de 40 pacientes do acidente e aguardavam mais.
De acordo com a Amtrak, o acidente ocorreu pelas 12.42 horas locais (16.42 horas em Lisboa) perto da cidade Mendon. Sete carruagens descarrilaram, acrescentou a MSHP.
The train I was traveling on derailed on the way to Iowa near Mendon Missouri pic.twitter.com/YndSEEXkto
"Cerca de 20 agências policiais locais e estaduais, serviços de ambulância, bombeiros e helicópteros médicos responderam", indicou Justin Dunn. "Os primeiros socorristas chegaram dentro de 20 minutos ao local após receberem o alerta", acrescentou.
À agência de notícias AP, o porta-voz do Hospital Universitário de Columbia, Eric Maze, havia dito que três passageiros foram encaminhados para aquela unidade hospitalar, desconhecendo os seus estados de saúde.
O comboio conhecido como Southwest Chief leva cerca de dois dias para viajar entre Los Angeles e Chicago.
Com uma população de cerca de 160 habitantes, Mendon fica a cerca de 135 quilómetros a nordeste da cidade de Kansas City, no Kansas.