Ayamonte

Vídeo mostra perseguição a barco com droga em Espanha com o apoio da GNR

Marisa Rodrigues

A Guarda Civil espanhola apreendeu 2,5 toneladas de haxixe e deteve seis pessoas na costa de Ayamonte, Espanha, após uma perseguição em alto mar. A operação contou com a colaboração da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR. As imagens foram divulgadas este domingo.

A perseguição começou quando agentes do Serviço Marítimo da Guarda Civil, em serviço de patrulhamento entre Ayamonte e a Isla Cristina, detetaram uma embarcação com duas pessoas a aproximar-se de uma lancha rápida com de 12 metros de comprimento e três motores, características semelhantes às utilizadas no tráfico marítimo de haxixe.

Perante a possibilidade de se tratar de um transbordo em alto mar, os agentes decidiram abordar os suspeitos, que encetaram a fuga na lancha rápida. Para trás, ficou a outra embarcação, já sem os dois ocupantes.

Os suspeitos ignoram as ordens de paragem e foram perseguidos durante cerca de vinte minutos. Enquanto fugiam, os tripulantes lançavam ao mar fardos de haxixe e jerricans de combustível. Os agentes acabaram por conseguir travar a fuga, a 15 milhas náuticas da costa espanhola, entrar no barco e deter os seis ocupantes.

Depois, a Guardia Civil pediu apoio à UCC, que, através do Destacamento de Controlo Costeiro de Olhão, no Algarve, colaborou no transporte dos detidos para terra. Apesar de parte da droga ter sido lançada ao mar, as autoridades conseguiram recuperar dezenas de fardos de haxixe, com um peso total de 2,5 toneladas.