Os gases tóxicos provocados pela erupção do vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, obrigaram as autoridades a confinar quase 33 mil residentes de vários municípios, esta segunda-feira.

Cumbre Vieja

Autoridades confinam 33 mil pessoas em La Palma devido a gases tóxicos

Autoridades confinam 33 mil pessoas em La Palma devido a gases tóxicos

O governo regional do arquipélago ordenou "o confinamento da população [nos municípios] de Los Llanos de Aridane, El Paso e Tazacorte, em face de uma uma qualidade do ar extremamente desfavorável devido ao dióxido de enxofre" emitido pelo vulcão, segundo um comunicado.

"Fechar portas, janelas, persianas e [impedir] qualquer entrada de ar do exterior. Limite-se, se possível, aos quartos mais interiores" da casa, aconselha o governo regional.

As autoridades também recomendam que se "desligue o ar condicionado e o aquecimento" e pede que, "para uma maior segurança, se ponha fita a vedar as juntas das portas e janelas".

A erupção do vulcão Cumbre Vieja, que começou a 19 de setembro último, é a primeira em 50 anos nesta pequena ilha no Oceano Atlântico.

A erupção não causou mortes, mas provocou muitos danos materiais e obrigou à retirada de mais de 7.000 pessoas, algumas das quais perderam tudo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG