O primeiro navio com 26 mil toneladas de cereais chegou, esta terça-feira, à Turquia para ser fiscalizado. É esperado que no decorrer desta semana mais navios saiam dos portos da Ucrânia pelos corredores seguros.

Guerra

Primeiro navio com cereais da Ucrânia chegou à Turquia

Primeiro navio com cereais da Ucrânia chegou à Turquia

Proveniente de Odessa, no sul da Ucrânia, de onde zarpou na manhã de segunda-feira com 26.000 toneladas de trigo com destino ao Líbano, o "Razoni", um cargueiro com pavilhão da Serra Leoa, deve passar a noite ancorado ao largo das costas da Turquia e será inspecionado na manhã de quarta-feira à entrada do estreito do Bósforo por uma equipa internacional, precisou o Ministério da Defesa turco.

Esta foi a primeira exportação autorizada na sequência do acordo assinado em 22 de julho em Istambul pela Turquia, Rússia e Ucrânia, através de uma mediação de Ancara e sob a égide das Nações Unidas, para desbloquear os portos ucranianos e tranquilizar os mercados agrícolas.

A inspeção, exigida por Moscovo que pretende assegurar a natureza da carga, será "efetuada por uma delegação composta por representantes turcos, russos, ucranianos e da ONU e de seguida o 'Razoni' seguirá a sua rota", precisou hoje aos 'media' o almirante turco Özcan Altunbulak, responsável pelo Centro de Coordenação Conjunto (CCC) que supervisiona as operações.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG