Brasil

Vila Isabel vence Carnaval do Rio de Janeiro com homenagem à agricultura

Vila Isabel vence Carnaval do Rio de Janeiro com homenagem à agricultura

A escola de samba Unidos de Vila Isabel foi eleita, esta quarta-feira, a campeã do carnaval do Rio de Janeiro com o enredo "Brasil Celeiro do Mundo", a homenagear o papel do país como grande exportador agrícola.

A escola vencedora recebeu uma pontuação final de 299,7 pontos, dos 300 possíveis, depois do desfile na avenida Marquês de Sapucaí, mais conhecida como Sambódromo.

Em segundo lugar ficou a Beija-Flor de Nilópolis, seguida da Unidos da Tijuca, em terceiro.

PUB

Com o patrocínio de uma fabricante de produtos agrícolas, a vencedora do carnaval carioca usou o enredo de exaltação da agricultura brasileira como mote para uma homenagem à vida e cultura do campo.

Em 2012, a Vila Isabel homenageou o samba, um género musical de Angola, e conquistou o terceiro lugar.

Já a escola Beija-Flor, de Nilópolis, levou à avenida uma história sobre o papel do cavalo em diferentes civilizações e culturas.

A Unidos da Tijuca, presidida por José Fernando Horta, um português radicado no Brasil, foi campeã em 2012 e levou este ano à avenida uma história de homenagem à Alemanha, a recordar personagens místicos como o deus Thor, gnomos, elfos e dragões.

A eleição da melhor escola de samba do carnaval carioca leva em consideração dez parâmetros, entre os quais a apresentação da bateria (ala na qual desfilam os músicos, a marcar o ritmo com instrumentos de percussão), o enredo, evolução (como a escola se apresenta ao longo do desfile), máscaras, samba e alegorias.

Ao todo, 40 jurados avaliam os grupos, atribuindo notas entre 9,0 e 10 pontos, o que mantém a disputa renhida até o final.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG