Ucrânia

"É bom estar de volta". Von der Leyen em Kiev para falar sobre integração na UE

"É bom estar de volta". Von der Leyen em Kiev para falar sobre integração na UE

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, chegou este sábado a Kiev para uma nova visita focada nas ambições da Ucrânia de ingressar na União Europeia e na reconstrução.

"Estou de volta a Kiev para me encontrar com o presidente (Volodymyr) Zelensky e o primeiro-ministro (Denys) Shmygal. Faremos um balanço do trabalho conjunto necessário para a reconstrução e o progresso da Ucrânia no caminho para a 'Europa'", disse a responsável aos jornalistas que a acompanham na visita.

PUB

Os responsáveis da União Europeia (UE) devem-se pronunciar sobre as ambições europeias da Ucrânia na próxima semana, antes de uma reunião de 23 e 24 de junho que também deverá abordar a questão.

A Ucrânia reclama um "compromisso legal" concreto até o final de junho dos europeus para obter o "statu" de candidato oficial à entrada na UE, mas os 27 estão muito divididos sobre a questão.

Enquanto muitos países, principalmente da Europa Oriental, apoiam a adesão da Ucrânia, alguns como Holanda ou Dinamarca, mas também Alemanha e França, que preside a União Europeia até o final de junho, são muito reservados.

E mesmo que a Ucrânia alcance "status de candidato", iniciará um processo de negociações e potenciais reformas que pode levar anos, senão décadas, antes de ingressar na UE.

Esta é a segunda visita do chefe da União Europeia à Ucrânia desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro.

Durante a sua anterior visita, em 8 de abril, Ursula von der Leyen garantiu que a Ucrânia tinha um "futuro europeu".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG