Mundo

Vulcão andino Copahue com alerta amarelo

Vulcão andino Copahue com alerta amarelo

O Comité de Emergência da província argentina de Neuquén declarou alerta amarelo face à possibilidade de uma erupção do vulcão Copahue, na fronteira entre a Argentina e o Chile.

"É um vulcão ativo, hoje amanheceu um pouco mais ansioso, não há erupção de lava nem pedras, mas uma maior quantidade de vapor, fumo e cinzas, por isso demos o alerta amarelo", disse à televisão C5N, Óscar Mancegosa, alcaide de Caviahue, umas das localidades mais próximas do vulcão.

A saída mais intensa de vapor, cinzas e fumo começou pelas 9 horas locais (12 horas de Lisboa) quando "o alarme sísmico registado nas estações instaladas em redor do vulcão, mostraram um incremento notório e intempestivo", informou o Serviço Nacional de Geologia e Minérios do Chile, citado pela Efe.

O autarca disse que a situação "está controlada" e não é necessário de momento retirar a população, apesar de "todos os mecanismos preventivos estarem ativados" pois pode ser mais tarde necessário.

O Copahue com 2.997 metros de altura, encontra-se na cordilheira dos Andes, no limite fronteiriço entre a região chilena de Biobio e a argentina de Neuqén.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG