EUA

Washington e Londres consideram instalações de Kadafi um alvo legítimo

Washington e Londres consideram instalações de Kadafi um alvo legítimo

Os ministros da Defesa dos Estados Unidos e do Reino Unido, Robert Gates e Liam Fox, respectivamente, defenderam que as instalações de Kadafi um "alvo legítimo" dos ataques da NATO e salientaram as diferenças face ao caso sírio.

Esta terça-feira, o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, criticou os ataques aéreos da NATO na Líbia, dizendo que os bombardeamentos dos palácios de Kadafi sugerem que o objectivo é a morte do líder líbio.

O comandante da operação da NATO, o tenente-general canadiano Charles Bouchard, contrapôs que o ataque ao complexo presidencial em Tripoli foi dirigido a um centro de comando militar e negou que fosse uma tentativa de matar Kadafi.

Por outro lado, os ministros norte-americano e britânico rejeitaram a ideia de que a comunidade internacional deva intervir com força militar na Síria, como o fez na Líbia.

Liam Fox afirmou, depois de uma reunião com Robert Gates, que a resposta aos levantamentos populares no Médio Oriente e Norte de África tem de ser adaptada caso por caso.

O ministro norte-americano, que apareceu ao lado do homólogo britânico, no Pentágono, notou, por seu lado, que, antes de a campanha militar na Líbia ter sido lançada houve um processo diplomático, que resultou em apelos à acção por parte da Liga Árabe, do Conselho de Cooperação do Golfo e da Organização das Nações Unidas.

O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, afirmou que a UE pouco pode fazer para ajudar os sírios, cujas manifestações por reformas têm sido violentamente reprimidas pelo regime.

Van Rompuy, citado no jornal De Standaard, afirmou que a UE provavelmente não vai conseguir o apoio da Liga Árabe ou das Nações Unidas para uma tal ajuda.

A UE tem sido criticada pela lentidão e pouca visibilidade com que critica a repressão pelo regime de Bachar al-Assad, contrariamente à actividade diplomática em relação ao regime líbio de Muammar Kadafi.

Outros Artigos Recomendados