Mensagem

Xi Jinping envia condolências pela morte de Sampaio, um "amigo da China"

Xi Jinping envia condolências pela morte de Sampaio, um "amigo da China"

O presidente da China, Xi Jinping, expressou esta segunda-feira condolências à família de Jorge Sampaio, numa nota enviada à agência Lusa, recordando o antigo chefe de Estado português como um "amigo da China".

Xi recordou as "contribuições positivas" de Sampaio para o desenvolvimento das relações entre a China e Portugal. "A China expressa profundas condolências pela infeliz morte de [Jorge] Sampaio", lê-se na mesma nota, enviada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês.

Jorge Sampaio presidiu à transferência do exercício da soberania de Macau para a República Popular da China, em 20 de dezembro de 1999, ao lado do então Presidente chinês Jiang Zemin.

Na altura, o antigo chefe de Estado português destacou a importância da Declaração Conjunta Luso-Chinesa, assinada em 1987 entre os dois países, com "o compromisso firme de que os habitantes do território continuarão a gozar dos direitos, liberdades e garantias que são património da sua maneira de viver e fizeram a singularidade e a prosperidade" de Macau.

O antigo presidente da República Jorge Sampaio morreu na sexta-feira aos 81 anos, no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, Oeiras, onde estava internado desde 27 de agosto, na sequência de dificuldades respiratórias.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG