O Jogo ao Vivo

EUA

Youtube suspende um dos canais preferidos de Trump por divulgar falsa cura para a covid-19

Youtube suspende um dos canais preferidos de Trump por divulgar falsa cura para a covid-19

O Youtube suspendeu a conta do canal "One America News Network" (OANN), um dos favoritos de Donald Trump, por promover uma falsa cura para a covid-19. O canal também está impedido de ganhar dinheiro naquela plataforma.

A suspensão durará uma semana, a contar da última terça-feira, quando o Youtube atuou sobre o canal por "repetidas violações" da sua política, segundo o porta-voz desta empresa. O conteúdo que promovia a falsa cura também foi removido por desinformação relativa à covid-19.

Durante uma semana, o OANN não pode publicar vídeos nesta plataforma. Além disso, para voltar a ganhar dinheiro com os vídeos publicados, terá de retificar algumas matérias.

"Desde o início da pandemia, trabalhámos para evitar a propagação de informação nociva relativa à covid-19", explica o Youtube. "Depois de uma análise cuidadosa, removemos um vídeo do OANN e emitimos um aviso ao canal, por violar a nossa política para a desinformação quanto à covid-19, que proíbe conteúdo que alegue a existência garantida de uma cura."

O Youtube segue uma política de três avisos que culmina com a remoção permanente do canal. O OANN já tinha recebido um aviso anteriormente por violar a política da casa quanto à mesma matéria. Uma nova violação das normas num período de 90 dias levará à suspensão por duas semanas do canal.

Desde fevereiro, o Youtube já removeu 200 mil vídeos relacionados com informação perigosa ou falsa sobre a covid-19. Tanto esta empresa como outras de redes sociais, como o Facebook ou o Twitter, estão debaixo de um grande escrutínio nos últimos tempos devido à quantidade de desinformação e de discursos de ódio que é propagada nas suas plataformas.

Ainda recentemente, o ainda presidente norte-americano, Donald Trump, defendeu a OANN no Twitter, ao escrever que tanto este canal como outros meios de comunicação que questionam a vitória de Joe Biden nas últimas eleições são "uma grande alternativa" à Fox News.

PUB

Outras Notícias