Mundo

Zapatero anuncia eleições legislativas antecipadas para 20 de Novembro

Zapatero anuncia eleições legislativas antecipadas para 20 de Novembro

O chefe do executivo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, anunciou, esta sexta-feira, a realização de eleições legislativas antecipadas a 20 de Novembro.

O anúncio foi feito, em conferência de imprensa, às 12.30 horas (11.30 horas em Portugal continental), no palácio da Moncloa, em Madrid, após a reunião de conselho de ministros do executivo espanhol. Os espanhóis irão escolher um novo primeiro-ministro a 20 de Novembro de 2011 (20.11.2011).

José Luis Rodríguez Zapatero justificou o anúncio de eleições antecipadas com o facto de estarem lançadas as bases para a recuperação, num contexto económico muito difícil, e destacou os dados do desemprego - a taxa de desemprego baixou 0,4% - como um dos indicadores que reflectem a recuperação. "O rumo está definido", declarou. "Portanto, agora é o momento de definir um calendário eleitoral".

Lembrou ainda que a prioridade do governo tem sido precisamente esta desde o início do ano - a recuperação da economia e aumento do emprego - e detalhou algumas das medidas tomadas, como a privatização da AENA.

Apesar de Zapatero ter tomado esta decisão sozinho, consultou o candidato socialista Alfredo Pérez Rubalcaba.

A convocatória oficial das eleições será realizada a 26 de Setembro, quando for dissolvido o parlamento.

A legislatura terminava em Março de 2012. As eleições antecipadas permitem que o novo executivo assuma os destinos de Espanha logo no início do ano 2012, a 1 de Janeiro.