O Jogo ao Vivo

Guerra na Ucrânia

Zelensky: "A situação no Donbass é muito difícil"

Zelensky: "A situação no Donbass é muito difícil"

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que a Rússia está a utilizar tudo à sua disposição na batalha por Liman, Popasna, Sievierodonetsk e Slaviansk, na região leste do Donbass.

"A situação no Donbass é muito difícil agora", disse o chefe de Estado ucraniano, no seu discurso noturno à nação.

"Praticamente todo o poder do Exército russo, o que quer que tenha sobrado, está a ser lançado na ofensiva. Liman, Popasna, Sievierodonetsk, Slaviansk - os ocupantes querem destruir tudo lá", observou.

Volodymyr Zelensky disse que o Exército da Ucrânia está a replicar os ataques, mas "vai levar tempo e muito mais esforço" dos ucranianos "para superarem a sua vantagem na quantidade de equipamentos e armas".

O governante disse aos ucranianos que deveriam orgulhar-se de terem combatido as forças russas durante três meses numa guerra que muitos na Rússia e no Ocidente esperavam que durasse três dias.

Zelensky pediu ainda mais armas ao Ocidente para manter a Ucrânia na luta, incluindo lançadores de foguetes múltiplos e tanques.

Além disso, o chefe de Estado ridicularizou a declaração do ministro da Defesa russo, realizada na terça-feira, de que a Rússia estava deliberadamente a desacelerar a sua ofensiva para permitir que os habitantes das cidades cercadas tivessem tempo de sair.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG