Saúde

Zika mais próximo da Europa, diz OMS

Zika mais próximo da Europa, diz OMS

O vírus Zika pode espalhar-se pela Europa, no final da primavera e no verão, ainda que o risco não seja elevado, anunciou esta quarta-feira a Organização Mundial de Saúde.

O tempo quente vai aumentar o risco de transmissão do vírus Zika na Europa. A infeção está relacionada com casos de microcefalia e outros transtornos neurológicos em recém-nascidos.

Segundo o gabinete europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), a probabilidade de infeção pelo vírus Zika passou de baixa para moderada e é maior em áreas onde está presente o mosquito transmissor do vírus, como no arquipélago da Madeira e na costa nordeste do Mar Negro.

O risco de propagação do vírus Zika na Europa varia de país para país, esclareceu a diretora regional da OMS na Europa, Zsuzsanna Jakab, que apelou aos países com maior probabilidade de transmissão para fortalecerem as suas capacidades nacionais e apliquem esforços redobrados em ações que possam evitar um surto.

A OMS recomenda que os profissionais de saúde se munam de equipamentos adequados para a rápida deteção do vírus e que reportem o mais cedo possível a primeira ocorrência local, assim como eventuais complicações decorrentes de infeções, num prazo de 24 horas após diagnóstico. As pessoas em risco, especialmente grávidas, deverão ser alvo de medidas especiais de proteção contra a infeção, incluindo a transmissão sexual.

Dos 53 países que a organização abarca, o risco é moderado em 18 (Espanha, França, Itália, Malta, Croácia, Israel, Mónaco, São Marino, Turquia, Grécia, Suíça, Bulgária, Roménia, Eslovénia, Georgia, Albânia, Bósnia e Montenegro) e reduzido, muito reduzido ou inexistente em 36 deles, onde o clima não é favorável ao estabelecimento dos mosquitos "Aedes aegypti".

O vírus Zika, presente na maioria dos países da América e em alguns da Ásia Pacífico, foi inicialmente detetado no Brasil e já provocou centenas de casos de anomalias em bebés cujas mães foram infetadas durante a gravidez.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG