Distinção

Comissão para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja vence prémio da APAV

Comissão para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja vence prémio da APAV

A Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa recebe esta terça-feira, pelas 11 horas, o prémio da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) de 2022, em Lisboa.

Em comunicado, a APAV explica que o prémio foi decidido com base no trabalho daquela comissão de "desocultação de situações de violência, a sua caraterização, estudo e futura intenção de melhor auxiliar a atuação da Igreja Católica face a situações de violência sexual".

O troféu foi desenvolvido por Gonçalo Falcão e Tiago Águas, partindo da "ideia de transformar um processo negativo num positivo", usando lixo plástico derretido e remoldado para a construção do troféu.

PUB

A propósito do 30.º aniversário da APAV, em 2020, foi criado o Prémio APAV, que se destina a distinguir pessoas singulares ou coletivas que se destaquem na defesa e na promoção da informação, proteção e apoio aos cidadãos vítimas de infrações penais.

A Comissão Independente para o Estudo de Abusos Sexuais na Igreja Católica em Portugal, liderada pelo pedopsiquiatra Pedro Strecht, anunciou este mês já ter recebido 424 testemunhos, assumindo que a maior parte dos crimes reportados já prescreveu.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG