ANMP

Municípios recusam eleições autárquicas em dois dias

Municípios recusam eleições autárquicas em dois dias

O Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) rejeitou esta terça-feira a ideia de realizar as eleições autárquicas em dois dias. A hipótese tinha sido levantada pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Mais tarde, em reunião à porta fechada, a ideia foi recusada pelo primeiro-ministro e secretário-geral do PS, António Costa.

A hipótese foi agora debatida em reunião do órgão que representa os municípios a nível nacional. No final dos trabalhos, o presidente da ANMP, Manuel Machado, explicou que as autarquias não veem necessidade de mudar "coisas que funcionam bem" e disse ainda que vê "mais riscos do que benefícios" em realizar as eleições em dois dias.

O representante dos autarcas deu como exemplo as eleições presidenciais do início do ano. Para Manuel Machado, as eleições de janeiro foram "um sucesso" e devem ser usadas como um "momento de aprendizagem" para o ato eleitoral autárquico de setembro/outubro.

A reunião do Conselho Diretivo da ANMP teve também um momento de discussão relativo à distribuição de eletricidade em baixa tensão. Em 2021 terminam os contratos de concessão de 228 municípios. Nesse sentido, a ANMP considera que o Governo deve lançar um único concurso público internacional, de modo a "salvaguardar a solidariedade efetiva e a coesão territorial".

O encontro dos autarcas debateu ainda as infraestruturas aeronáuticas utilizadas no combate aos incêndios, estruturas que são propriedade dos municípios. A ANMP alerta para a necessidade de comparticipação dos custos por parte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, uma vez que atualmente todas as despesas são asseguradas pelos municípios, garantiu Manuel Machado.

Os trabalhos do Conselho Diretivo da ANMP iniciaram-se com um minuto de silêncio em homenagem a Almeida Henriques, que além de presidente da Câmara Municipal de Viseu era, até à data, vice-presidente da ANMP.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG