O Jogo ao Vivo

Exclusivo

12% dos colocados já estavam matriculados no Superior

12% dos colocados já estavam matriculados no Superior

Dos quase 50 mil estudantes colocados na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso, 12% estavam já matriculados numa instituição em ano anterior. Naquele que é o valor, tanto absoluto como relativo, mais elevado desde, pelo menos, 2010. No total, dos quase oito mil estudantes que se recandidataram, 74,4% ficaram colocados.

Analisando os dados disponibilizados ao JN pelo Ministério da Ciência e Ensino Superior, constata-se que, entre 2019 (antes das alterações às regras de acesso e dos exames nacionais devido à pandemia) e 2022, o número de recandidatos colocados disparou 62% para os 5893. Nesta 1.ª fase, 12,8% dos candidatos estavam já matriculados, que compara com 9,1% em 2019.

Estes dois últimos anos, aliás, respondem pelo maior número, desde 2010, tanto de candidatos já matriculados numa universidade ou instituto politécnico, como de recandidatos colocados na 1.ª fase de acesso. Naquilo que o presidente da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior interpreta como mais uma prova "da elevada procura que tem o Ensino Superior".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG