Covid-19

125 casos positivos em 110 mil testes feitos nas escolas numa semana

125 casos positivos em 110 mil testes feitos nas escolas numa semana

Na semana passada, entre mais de 110 mil testes à covid-19 feitos entre professores e funcionários detetaram-se 125 casos positivos.

A taxa de positividade é de 0,1% "demonstrando como as escolas se têm afiançado como lugares seguros", frisa o Ministério da Educação numa nota emitida esta segunda-feira

Além dos professores e funcionários dos 2.º e 3.º ciclos, de escolas públicas e privadas, que regressaram às aulas presenciais dia 5, na semana passada também foram testados os profissionais do 1.º ciclo e Pré-Escolar (que regressaram a 15 de março) que lecionam em concelhos com uma taxa de incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. Nesses concelhos a taxa de positividade também foi de 0,1%, garante o Ministério da Educação (ME).

Na semana passada, recorde-se, o primeiro-ministro manifestou-se preocupado com a velocidade da transmissão das infeções nas escolas devido ao domínio da variante britânica. Nas primeiras duas semanas de aulas presenciais foram detetados 47 surtos.

Na próxima semana, está prevista a continuidade da testagem massiva com o regresso às escolas dos alunos do ensino Secundário. O ministério garante que além desse programa são feitos os testes regulares quando são detetados casos de infeção para se tentar identificar e quebrar "cadeias de transmissão, dentro e fora dos portões das escolas".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG