IRN

234 praias portuguesas acessíveis a pessoas com deficiência

234 praias portuguesas acessíveis a pessoas com deficiência

Há 234 praias no continente e nas ilhas que são acessíveis a pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. As zonas balneares foram reconhecidas pelo programa "Praia Acessível - Praia para Todos!". Destas, contam-se 57 praias fluviais ou lacustres e 177 marítimas ou de transição, com a região hidrográfica do Algarve a destacar-se com 44 praias costeiras premiadas e a região hidrográfica do Centro com 26 praias interiores.

Os Açores contam com 18 praias distinguidas e a Madeira com 8, todas praias costeiras.

O número da edição de 2022, avançado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. ( IRN), pela Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. (APA), e pelo Turismo de Portugal, I.P. (TP) representa um aumento de 5% face ao número de distinções na edição do ano passado. O JN apurou, junto do IRN, que este aumento decorre de um trabalho de sensibilização levado a cabo junto das câmaras municipais que, por sua vez, têm canalizado mais fundos para a resolução deste problema.

PUB

Em comunicado, o programa que propõe "assegurar, às pessoas com mobilidade condicionada e seus acompanhantes, o direito de usufruírem destes importantes espaços de lazer, com segurança, conforto, equidade e autonomia". São distinguidas as praias que apresentem uma mais valia importante.

Estas mais valias, presentes em 80% das galardoadas, representam essencialmente a disponibilidade que os serviços nas praias têm para apoiar pessoas com mobilidade reduzida através de equipamentos anfíbios para banhos, como as cadeiras de rodas adaptadas à areia, ou ainda o apoio pessoal para se deslocarem à água. Mas estas não são as únicas ajudas a ter em conta. Rampas de apoio a veículos especiais e outras variáveis são contabilizadas na atribuição da distinção.

A lista das praias distinguidas este ano pode ser consultada no site oficial do Instituto Nacional para a Reabilitação.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG