O Jogo ao Vivo

Covid-19

75 mil crianças vacinadas no fim de semana

75 mil crianças vacinadas no fim de semana

Em dois dias, foram vacinadas, em todo o país, 75 mil crianças. São, agora, 51% os menores entre os cinco e os 11 anos que já tomaram pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19. Os números foram avançados, há minutos, pelo coordenador da operação de vacinação. O coronel Penha Gonçalves apela ainda a todos os elegíveis com mais de 18 anos para que se dirijam aos centros de vacinação e não aguardem o agendamento.

"Tínhamos 76 ou 77 mil agendamentos, vacinamos 75 mil. Foi completamente dentro das expectativas", afirmou Penha Gonçalves, em declarações à SIC Notícias.

O coordenador da operação de vacinação diz que há já 51% das crianças com pelo menos uma dose da vacina e considera que, nesta faixa etária, tendo em conta que, desde dezembro, houve apenas oito dias dedicados à vacinação infantil, a adesão tem sido até "muito alta", embora "progressiva".

PUB

A "culpa" diz também que é desta 5.ª vaga. Entre infetados e em isolamento, muitas crianças viram-se obrigadas a adiar a vacinação.

Nos adultos, frisa, o cenário repete-se: "Todos os dias temos 20 ou 30 mil pessoas com agendamentos que não aparecem por estarem infetadas ou em isolamento. Temos feito um grande esforço para manter o ritmo de vacinação".

Por isso mesmo, explica, agora a ordem é vacinar todos os elegíveis: "Não precisa de agendamento. Não precisa de esperar pelo SMS. É só aparecer na casa aberta e pode antecipar a sua vacinação", explica Penha Gonçalves, que aconselha todos a acelerarem a vacinação "para não correrem o risco de se infetarem" e, depois, terem que esperar três meses para fazer a vacina.

A 26 e 27 de fevereiro, o fim-de-semana volta a ser dedicado à vacinação infantil.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG