Nacional

A maior largada de pombos da Europa

A maior largada de pombos da Europa

Cerca de 70 mil pombos-correio de columbófilos portugueses foram soltos, nesta manhã de sábado, em Valência, Espanha, para voarem em direção a Portugal, naquela que é considerada a maior largada de pombos da Europa.

Os pombos vão voar entre 500 a 800 km para chegarem a casa.

A prova, organizada pela Federação Portuguesa de Columbofilia, contou com a participação de 15 camiões TIR, provenientes de todos os distritos portugueses, que carregaram os cestos dos pombos até ao local da largada. Por volta das 6.15 horas locais (5.15 horas em Portugal continental), o sinal de partida ecoou pela cidade e os pombos-correio foram libertados.

Cerca de 700 pessoas, apaixonadas por este desporto, assistiram entusiasticamente ao espetáculo que durou poucos segundos: assim que os pombos saíram dos camiões, esfumaram-se nos céus em direção ao seu destino.

Cerca de 10 a 12 horas é o tempo previsto de voo. Nos pombais em Portugal, os columbófilos aguardam ansiosos pelo regresso dos seus atletas alados.

Prevê-se que a chegada dos primeiros pombos aconteça ao final da tarde deste sábado, mas pode estender-se até segunda-feira.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG