Reação

A resposta irónica de Costa ao governo britânico: "Qual o sítio mais seguro?"

A resposta irónica de Costa ao governo britânico: "Qual o sítio mais seguro?"

Recado, em forma de gráfico, foi partilhado por António Costa no Twitter. "São bem-vindos a passar umas férias seguras no Algarve", escreveu, em tom de desafio ao governo britânico.

O primeiro-ministro português reagiu com ironia à decisão do governo britânico de excluir Portugal do corredor turístico de Inglaterra.

Numa publicação no Twitter, António Costa apresentou um gráfico de comparação, entre Reino Unido e o Algarve, do número de casos de infeção por SARS-CoV-2 por cada 100 mil habitantes, acompanhado de uma questão.

"Qual é o local mais seguro para se estar?", escreveu, acrescentando: "São bem-vindos a passar umas férias seguras no Algarve".

Portugal, onde foram identificados vários surtos localizados de covid-19 nas últimas semanas, não está na lista de 59 países e territórios hoje publicada, que inclui Espanha, Alemanha, Grécia, Itália, Macau ou Jamaica.

Devido à incidência de casos de infeção, principalmente na região da grande Lisboa, o governo britânico decidiu "continuar a desaconselhar todas as viagens que não sejam essenciais para Portugal continental", explica a embaixada britânica em Portugal, em comunicado.

PUB

Em reconhecimento das taxas de infeção muito mais baixas nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores, o Reino Unido "deixa de desaconselhar as viagens não essenciais para essas regiões", com efeito a partir do dia 4 de julho.

Ainda assim, a quarentena de 14 dias "permanecerá por enquanto em vigor para todas as pessoas que chegarem ao Reino Unido vindas de Portugal (no seu todo)".

"Esta lista poderá ser aumentada nos próximos dias, após discussões adicionais entre o Reino Unido e parceiros internacionais", refere o ministério dos Transportes britânico.

Outras Notícias