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Alerta da Netflix: se receber mensagens da empresa pode ser burla

Alerta da Netflix: se receber mensagens da empresa pode ser burla

Se recebeu um e-mail ou uma SMS em nome da Netflix a pedir informações bancárias para atualização e dados como cliente, desconfie.

É a própria empresa digital que lança o aviso. Por trás do pedido há uma tentativa de obtenção de informação pessoal recorrendo a uma identidade falsa.

A própria plataforma de "streaming" escreve o alerta no próprio site: "Se recebeu um e-mail ou uma mensagem de texto (SMS) a pedir informações, como o nome de utilizador, a palavra-passe ou a forma de pagamento, provavelmente não é da Netflix, mesmo que aparente ser".

A empresa, alinhada com a possibilidade de crimes cibernéticos nesta altura em que a maioria da população está obrigada ao confinamento e a utilização dos serviços da empresa é mais intensa, casos têm surgido com mais frequência.

A Netflix detalha, no site oficial, quatro itens que ajudam a distinguir entre uma SMS verdadeira de uma falsa:

"Nunca iremos solicitar as suas informações pessoais por e-mail. Estas informações incluem: número de cartão de crédito; detalhes da conta bancária; palavra-passe da Netflix; nunca iremos pedir pagamentos através de fornecedores ou sites de terceiros.

Tenha em mente que os burlões só conseguem obter as informações que o utilizador lhes der. Por isso, o melhor a fazer é não ceder informação nenhuma. Caso tenha recebido um e-mail ou uma SMS que lhe peça dados pessoais, desconfie e esteja atento às perguntas suspeitas que lhe possam fazer.

Entretanto, se já foi abordado por eventuais burlões deve fazer o seguinte, tal qual a Netflix expõe no seu site:

Alterar a sua palavra-passe;

Atualizar a sua palavra-passe em todos os sites onde utiliza a mesma combinação de endereço de e-mail e de palavra-passe;

Contactar a sua instituição financeira caso tenha dado informações de pagamento;

Reencaminhar a mensagem para phishing@netflix.com depois de ter feito as outras indicações."