Lisboa

Alunos e professores da Faculdade de Ciências e Tecnologia produzem máscaras para hospitais

Alunos e professores da Faculdade de Ciências e Tecnologia produzem máscaras para hospitais

Os alunos e os professores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa estão a produzir máscaras viseiras para os hospitais.

A Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa criou uma linha de montagem que está a produzir, 24 horas por dia, máscaras que têm uma pala para ajudar a proteger os profissionais de saúde.

Cada máscara, que pesa cerca de 30 gramas, demora duas horas a ser feita nas impressoras 3D que imprimem as diferentes peças do equipamento.

"São organizadas equipas de duas pessoas, por turnos, para supervisionar e monitorizar o processo de produção", explica o professor e investigador da FCT Telmo Santos.

A iniciativa partiu do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial da faculdade para dar resposta às necessidades prementes de quem está na linha da frente do combate à pandemia de Covid-19.

A FCT dá conta que já recebeu pedidos dos hospitais de Santa Maria, Cascais, Garcia de Orta e Vila Franca de Xira e que foi também contactada por um grupo de enfermeiros que distribuem material por vários hospitais do Barreiro, Setúbal e Montijo.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG